Sobre a glicerina
A glicerina, também conhecida como glicerol, é um composto orgânico incolor, líquido e viscoso.
Este produto encontra-se em vários tipos de óleos e gorduras, tanto de origem vegetal quanto animal – e também de origem sintética, como o petróleo.
Aplicações e usos da glicerina
A glicerina é muito versátil e pode ser utilizada em diversos setores.
•A glicerina bruta (de origem no biodiesel) é usada na construção civil, nos defensivos agrícolas, destilação e nutrição animal.
•Já a glicerina bidestilada atende os setores de alimentos, farmacêutico, têxtil, cosmético, de higiene pessoal, limpeza, lubrificantes, tintas e vernizes, explosivos, tabaco, papéis e plásticos.
Portanto, a glicerina é encontrada em diversos produtos, tais como: batons, hidratantes, sabonetes, xampus, pomadas, tintas, tecidos e tabacos.
Abordando cada setor individualmente:
•Cosméticos: a glicerina é um produto sem cheiro ou sabor, não é tóxico e nem irritante, e por esta razão, tem sido amplamente utilizado como umectante e emoliente em loções pós-barba, batons, maquiagens, desodorantes, cremes hidratantes, pasta de dente, etc.
•Alimentos: a glicerina é também anticongelante, e junto com seu poder umectante, pode ser utilizada para conservar alimentos e bebidas, tais como chás, refrigerantes, sorvetes, balas, bolos, molhos de salada, sobremesas geladas e até mesmo rações para animais.
•Farmacêutico: a glicerina é um dos ingredientes utilizados na composição de cápsulas, supositórios, xaropes, anestésicos, antissépticos e inclusive antibióticos.
•Têxtil: a glicerina tem o poder de amaciar e aumentar a flexibilidade das fibras.
•Tintas e vernizes: a glicerina é muito utilizada na fabricação de resinas alquídicas.
•Tabaco: a glicerina, assim como no setor têxtil, torna as fibras do fumo mais resistentes, de modo a evitar a quebra. Ela é utilizada na composição de filtros.
Benefícios da glicerina nos cosméticos
Como abordado anteriormente, a glicerina possui vários usos e benefícios para a produção de cosméticos graças às suas características umectantes. No entanto, sozinha, ela não possui todos os nutrientes necessários para manter a pele, cabelo e unhas saudáveis. Ela deve ser incorporada em outros produtos para extrair o seu máximo.
•Para a pele: além de fornecer hidratação, ela protege, amacia e preserva a elasticidade.
•Para o cabelo: a glicerina protege e massa capilar ao criar uma película protetora que impede que a água evapore facilmente do cabelo em ambientes secos. Ou seja, ajuda na redução de frizz e, em especial nos cabelos cacheados, oferece mais definição.
•Para as unhas: hidrata e protege a unha de ressecamentos, evitando um aspecto envelhecido.
Mas, como mencionado anteriormente, a glicerina não deve ser usada em sua forma pura na pele, unhas ou cabelo, correndo o risco de promover o efeito contrário e deixá-los ressecados e desidratados.
A Gotaquímica comercializa este item.
Confira: