O Metabissulfito de Sódio é um pó cristalino branco ou levemente amarelado com odor de SO2 sujeito a aglomeração. É um composto inorgânico de fórmula química Na2S2O5.
Aplicação do Metabissulfito de Sódio
O Metabissulfito de Sódio é aplicado em indústria da Cerâmica, do Cortume, de Pigmentos e como branqueador em alguns segmentos. É usado como um aditivo alimentar, principalmente como conservante e é algumas vezes identificado como E223. Como um aditivo, pode causar reações alérgicas, particularmente irritação de pele, irritação gástrica e asma. Não é recomendado para o consumo por crianças. Está presente em muitos concentrados de frutas diluíveis e em barras de doces.
É normalmente usado em preparações da produção doméstica de bebidas fermentadas para sanitizar equipamentos. É usado como um agente de limpeza para água potável obtida por membranas de osmose reversa em sistemas de dessalinização. Também é usado para remover cloramina de água potável após tratamento.
Na remoção de “tocos” de árvores, é usado na forma pura (98%) para causar a degradação da lignina, criando poros para a absorção de combustível e consequentemente, ignição.
É um oxidante fraco, sendo reduzido pela maioria dos compostos, mas tem um moderado conteúdo de oxigênio por peso, aproximadamente 42%, então é similar em conteúdo de oxigênio ao nitrato de potássio, o qual tem aproximadamente 47%.
No processo de flutuação de cobre, pode ser usado como um agente depressor do zinco presente no minério no seu estado inicial, evitando a sua concentração no produto final, dado que esta é indesejável.
Cuidados com o Metabissulfito de Sódio
O Metabissulfito de Sódio é um produto não considerado perigoso, mas havendo contato com a pele e mucosas, deve-se lavar com água corrente por 15 minutos; ocorrendo ingestão, é necessário procurar ajuda medica, informando o produto usado.
A Gotaquímica comercializa este item.
Confira: