Ácido Acético

Ácido Acético (Estoque)

O Ácido Acético é um líquido incolor, de odor pungente, azedo semelhante ao vinagre, visto que ele é o principal constituinte do vinagre.

Além de ser usado como tempero na alimentação, o ácido acético também é usado para a produção de polímeros, como o PVA, na produção de acetato de vinila, essências artificiais para a perfumaria, de anidrido acético e cloreto de acetila, de ésteres, de acetato de celulose, de acetatos inorgânicos etc.

Quando está na sua forma pura é chamado de ácido acético glacial, pois se solidifica a temperatura de 16,7ºC, ficando com o aspecto de gelo.

É utilizado principalmente como matéria prima na fabricação de ésteres orgânicos do tipo, acetato de etila, butila e inorgânicos do tipo acetato de sódio, chumbo, etc. E também utilizado na indústria têxtil como neutralizador e acidulante; na industria de borracha como coagulante do látex e como conservante na industria de alimentos.

Líquido corrosivo e inflamável pode polimerizar se aquecido ou envolvido com fogo. Evitar contato direto com a pele e olhos, reage violentamente com álcalis, é volátil e libera gases tóxicos.

Principais utilizações:

  • utilizado principalmente como matéria prima na fabricação de acetato de etila, butila e acetato de sódio, chumbo;
  • na indústria têxtil como neutralizador e acidulante;
  • na indústria de borracha como coagulante do látex e como conservante na indústria de alimentos.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.