Tripolifosfato de Sódio

IMAGENS DO PRODUTO

Tripolifosfato de Sódio

O tripolifosfato de sódio é um composto de fórmula química Na5P3O10, que se apresenta na forma de pó branco e é inodoro.

É utilizado como agente de flotação, dispersante, emulsificante, estabilizante de solos, sequestrante e como reforçador em produtos destinados a limpeza, como detergentes e sabões em pó.

Encontra aplicações em ramos de atividade e indústrias tão variados quanto na agricultura, alimentícia, argila e pigmentos, borracha, cimento e cerâmica, construção civil, domissanitários, detergentes e produtos de limpeza, lubrificantes, papel e celulose, pastas para os mais diversos fins, industrias petrolíferas, têxtil e formuladores têxteis, tintas e vernizes, tratamento de água, vidraria, tratamento de superfície e formuladores.

O tripolifosfato de sódio é usado em uma variedade de produtos de limpeza. Ele melhora a capacidade de diversos ingredientes do detergente para penetrar nas fibras das roupas mais profundamente, e auxilia na formação de espuma e bolhas. Portanto, a maioria das indústrias químicas que sintetizam esse composto lista os “detergentes” como a principal área de sua utilização.

Ele também proporciona uma aparência fresca na carne e nos frutos do mar, enquanto retarda a decomposição. A substância química ajuda a preservar a cor natural da carne e dos peixes e melhora sua textura. Isso é feito através da otimização da retenção de água dos produtos de origem animal, consequentemente desacelerando sua secagem.

O tripolifosfato é listado como um agente de curtimento do couro. Curiosamente, a substância química é também usada como um agente de resistência à contaminação por óleo na produção de papel. Assim, ele pode ajudar os fabricantes a aplicar a cor correta a um meio, bem como manter longe a cor indesejada.

Outras utilidades do tripolifosfato de sódio incluem o refino de petróleo, metalurgia, aplicações na mineração e no tratamento da água. A última aplicação é possibilitada graças à sua capacidade de tamponamento do pH, ou seja, ele pode “amenizar” a água ácida neutralizando sua acidez. Essa qualidade é um dos motivos pelo qual ele é acrescentado ao detergente.

O tripolifosfato de sódio pode causar ligeira irritação aos olhos.

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.