Rua Paschoal Zimbardi, 307 - Cumbica – Guarulhos/SP

A importância da Glicerina no combate ao coronavírus (COVID-19)

glicerina-bidestilada-covid19

A glicerina bi-destilada é um produto bastante versátil, podendo ser utilizada de diversas maneiras, para diferentes indústrias, como explicitado no artigo que escrevemos recentemente.

Cabe agora citar mais um de seus usos – um, aliás, que é de suma importância nos últimos meses: produção de álcool em gel. A glicerina bi-destilada é um dos componentes do álcool em gel, um dos produtos mais eficazes no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Sabe-se que em alta concentração, o álcool resseca a pele, e é aí que a glicerina entra em cena! A glicerina bi-destilada, ou glicerol, atua como um hidratante para pele, garantindo sua maciez e auxiliando na restauração de sua elasticidade. É muito utilizado na indústria de cosméticos graças ao seu poder umectante, hidratante, lubrificante e emoliente.

Devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), o álcool em gel tem sumido das prateleiras de farmácias e supermercados. No entanto, também é possível fabricar o Álcool Glicerinado (ou gel sanitizante alcoólico) utilizando a glicerina. Veja a seguir a receita da OMS (Organização Mundial da Saúde) para criação do seu próprio gel sanitizante alcoólico:

Ingredientes para produção de 1 litro:

•833 ml de álcool 96% ou 751 ml de Isopropanol 99,8%

•41,7 ml de peróxido de hidrogênio (água oxigenada)

•14,5 ml de glicerina bi-destilada (glicerol)

•Água destilada (ou fervida resfriada) para completar

Filtre a água para remover as partículas.

Caso você queira, também pode adicionar corantes para diferenciar o gel sanitizante alcoólico de outras soluções. No entanto, a adição de aromas e outros produtos químicos não são recomendados.

Lembrando que é preciso fazer o registro na Anvisa para distribuição do produto.

Recomendações para o uso do álcool glicerinado:

•Trata-se de um álcool, e é, portanto, inflamável. Armazenar longe de fontes de calor.

•É preferível a utilização de sabão ao álcool glicerinado, pois ele, ao ser usado com muita freqüência, pode causar irritação.

•Não misture gel sanitizante alcoólico com outros produtos.

•Não se esqueça de dissolver a glicerina na água destilada na hora da preparação do álcool glicerinado, pois é um produto higroscópico, podendo gerar o efeito contrário da hidratação e promover o ressecamento da pele.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

PRODUTO GLICERINA BI-DESTILADA