Ácido Clorídrico Técnico 33%

ácido clorídrico técnico 33%

O Ácido Clorídrico Técnico 33% é uma solução transparente levemente amarelada, com odor sufocante. Solúvel em água, etanol e éter. É a dissolução do gás cloreto de hidrogênio em água. É vendido em concentrações de no mínimo 33%. É um líquido incolor ou levemente amarelado. Altamente higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera, por isso o frasco deve permanecer bem vedado, para não variar a sua concentração. Deve permanecer fechado também, pois em altas concentrações, o ácido exala vapores altamente irritantes para os olhos e nariz.

Aplicações do Ácido Clorídrico Técnico 33%

O ácido clorídrico técnico 33% é bastante utilizado na limpeza e galvanização de metais, no curtimento de couros, na obtenção de vários produtos, como na produção de tintas, de corantes e na formação de haletos orgânicos.  É utilizado também na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias alimentícias e na extração do petróleo, dissolvendo as rochas e facilitando o seu fluxo até a superfície.

Em indústrias e laboratórios, o ácido clorídrico técnico 33% encontra uma gama de utilidades enorme, podendo ser utilizado para:

  • Hidrólise ácida de madeiras;
  • Limpeza de equipamentos, chamada também de decapagem, que é a remoção das camadas de metal oxidado;
  • Utilizado como catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em pH baixo;
  • Produção de cloretos metálicos;
  • Acidificação de poços de petróleo.
  • Regeneração de resina de troca iônica, ele retira os íons trocados retidos na resina, deixando-a pronta para nova utilização;

Na sua forma impura, o ácido clorídrico é chamado de ácido muriático e é utilizado para a limpeza de pisos, azulejos, paredes de pedras e superfícies metálicas antes do processo de soldagem. Visto que o ácido muriático apresenta vapores tóxicos e irritantes quando aquecidos, é preciso que a pessoa que for manuseá-lo seja extremamente cuidadosa, usando os EPI’s necessários. Não deve ser utilizado perto de rios e lagos, pois é prejudicial à vida aquática. Concentrações elevadas diminuem o pH do meio, sendo prejudicial também às bactérias oxidantes por inibir a  demanda de oxigênio.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.