Ácido Nítrico

Ácido nítrico 53% palletizado e strechado para viagens longas 2

ácido nítrico é líquido, viscoso, inodoro e incolor, bastante volátil, forte oxidante, corrosivo, solúvel em água. Depois do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais produzido e usado pela indústria. Ele tem fórmula HNO3.

Este ácido não é compatível com muitos compostos orgânicos. Ele reage de três maneiras:

  • Como ácido forte, provoca reação com produtos alcalinos e óxidos, formando nitratos;
  • Como agente oxidante, oxida produtos orgânicos como a anilinae o álcool furfurílico, sendo usado em combustíveis para foguetes;
  • Já como agente de nitração, envolve a nitração comum, que é com hidrocarbonetos, e aesterificação, com álcoois, o que possibilita a síntese de explosivos orgânicos.

Aplicações do Ácido Nítrico

O ácido nítrico é aplicado em metalúrgica, decapante, tratamento de superfície, reagente de laboratório, borracha, explosivos, sínteses orgânicas, foto-gravura, galvanoplastia.

Na indústria química, é muito utilizado em processos de nitrificação de composto orgânicos, na fabricação de explosivos (nitroglicerina ou dinamite, trinitrotolueno ou TNT e trinitrocelulose ou algodão-pólvora), fertilizantes agrícolas (pólvora negra, etc), vernizes, celuloses, salitre, ácido benzoico, fibras sintéticas (náilon e seda artificial), galvanoplastia, ácido pícrico, entre outros.

Na indústria metalúrgica, é utilizado para a refinação de metais preciosos. Na indústria de impressão é usado como agente de gravação em fotogravura e litografia. É utilizado pelos fotógrafos que utilizam filmes de nitrocelulose e pela indústria farmacêutica, na composição e na destruição de medicamentos.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.