
O ácido sulfúrico é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio forte e corrosiva. É a substância química mais utilizada pela indústria. A sua fórmula é H2SO4 e, assim como todas as substâncias ácidas, ele é solúvel em água. Tem o aspecto líquido, viscoso, incolor a levemente acastanhado.
O grau de ionização desse ácido é muito elevado (α = 61%), ou seja, ele é um ácido forte. É também corrosivo, pois o ácido sulfúrico tem um poder oxidante e desidratante muito forte, sendo capaz de carbonizar compostos orgânicos, como os hidratos de carbono.
O ácido sulfúrico é muito perigoso. Ele tem ação corrosiva nos tecidos dos organismos vivos e pode causar queimaduras severas na pele. Ele reage violentamente com água gerando exotermia.
O ácido sulfúrico costuma ser comercializado de forma bastante concentrada, com cerca de 97% de sulfato de hidrogênio em massa, sendo praticamente a substância pura. Seu ponto de ebulição é igual a 340 ºC, ou seja, em condições ambientes ele passa muito lentamente para o estado de vapor. A inalação dos vapores do ácido sulfúrico pode causar perda de consciência e sérios prejuízos pulmonares.
Aplicações do Ácido Sulfúrico
O ácido sulfúrico possui amplas aplicações, entre elas:
- Limpeza e trabalhos em metais;
- Fabricação de detergentes;
- Uso como eletrólito em baterias de chumbo usadas em automóveis;
- Produção de álcool;
- Cosméticos;
- Processos químicos gerais;
- Fabricação de fertilizantes;
- Indústria de celulose;
- Refinação de óleos minerais;
- Processo de fermentação;
- Fabricação de estearina e oleína.
- Indústria de petróleo (refinação).