Água Oxigenada

água oxigenada

O que é água oxigenada?

Como todos nós aprendemos na escola, a água comum é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio – daí a fórmula H2O. Já a água oxigenada, como está dito em seu nome, tem um átomo de oxigênio a mais.

Forma-se, assim, o peróxido de hidrogênio (seu nome científico), ou H2O2. “É uma substância bem perigosa, que pode causar sérias lesões na pele se utilizada pura. Por isso, só é usada nesse estado por profissionais em laboratórios químicos”, diz o farmacêutico José Carlos Nassute, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A água oxigenada vendida como antisséptico em farmácias vem diluída em água comum, com sua concentração classificada em volumes – o mais fraco é o volume 10, para aplicação caseira, enquanto o 20 é mais utilizado em hospitais. Um detalhe a ser observado é que, devido a seu átomo de oxigênio adicional, a substância torna-se muito instável – quer dizer que, se for exposta ao ar, esse átomo é facilmente liberado.

Isso não apenas exige que os frascos sejam mantidos bem fechados, como faz a água oxigenada reagir quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava “sobrando”. É essa liberação que faz o líquido borbulhar – restando, então, apenas água comum. “Ela é usada para assepsia (limpeza) de ferimentos porque, nesse processo, acaba matando 60% das bactérias que poderiam provocar uma inflamação no local” afirma José.

Informações técnicas

Aspecto

A Água Oxigenada 35% é líquido, incolor e límpido. Este produto também é conhecido como peróxido de hidrogênio.

Aplicação

A Água Oxigenada 35% é aplicado em indústrias química como catalisador e clarificação de produtos em geral, oxidantes etc, no tratamento de efluentes líquidos ou estações de tratamento de água. Em indústrias metalúrgicas, papel, têxtil e mineração, celulose, óleos e gorduras, cosméticos e couro.

Manuseio

Utilizar EPI´s: óculos ou protetor facial, luvas, botas e avental de PVC.

Embalagem

Bombonas Plásticas com 30, 50, 55, 60 kgs.

Cuidados

A Água Oxigenada 35% pode se decompor explosivamente quando em contato com o fogo, inflamar materiais como madeira e papel. Não utilize pó químico para a extinção do fogo.

Armazenagem

O produto deve ser mantido em local arejado, coberto ao abrigo do sol, longe de fontes de calor e ignição.

Observações Especiais

Trata-se de um produto controlado pela Polícia Federal, necessário possuir a Licença de Funcionamento da Polícia Federal.

Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br
https://gotaquimica.com.br

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.