Bicarbonato de Sódio

bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, tem fórmula NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino.

O bicarbonato de sódio é empregado de numerosas formas. Por exemplo, para facilitar a fermentação de massas, durante o cozimento, pois ajuda a liberar o dióxido de carbono. Tem um leve poder abrasivo e clareador, o que induz sua utilização na formulação industrial de cremes dentais. Também por seu poder de clareamento, o bicarbonato de sódio é utilizado nas lavanderias para dar vida aos tecidos brancos ou para pré-tratamento de manchas. O bicarbonato de sódio em pó absorve odores do ambiente. Por esta razão, é útil colocá-lo em um copinho dentro da geladeira ou na sapateira.

Na higiene pessoal, o bicarbonato é um excelente desodorante em pó. Ele é capaz de neutralizar a acidez e maus odores causados pela presença de suor. A natureza levemente básica das soluções de água e bicarbonato faz com que ele seja útil não apenas para combater o mau cheiro provocado pela acidez, mas também o de bolores e fungos que vivem em ambiente ácido. O bicarbonato de sódio em pó tem a capacidade de ajustar o pH da superfície sobre a qual ele é utilizado. Potencializa a ação de detergentes, é útil para limpar garrafas, louças e objetos enferrujados.

Não se deve combinar o bicarbonato de sódio com vinagre, porque uma substância anula a outra. Se quiser preparar líquidos de limpeza para uso em spray, na verdade, você tem que combinar o bicarbonato de sódio ou vinagre à água. Contudo, polvilhar em uma pequena superfície, primeiro o bicarbonato. Depois colocar algumas gotas de vinagre provoca uma reação química, o que pode ser útil para a remoção de manchas de sujeira, além de amolecer incrustações.

A mesma combinação pode ser usada para a limpeza e desobstrução de descargas domésticas, derramando, por exemplo, um atrás do outro. Alternar a aplicação de vinagre e bicarbonato de sódio sobre as superfícies pode ser útil também para acabar com o mau cheiro. Principalmente os das substâncias presentes na urina de cães e gatos, que pode ser ou ácida ou alcalina. Como uma alternativa ao vinagre, pode-se utilizar o ácido cítrico ou suco de limão.

O NaHCO3 é um potente elemento tampão produzido pelo organismo. Se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. Seu uso mais conhecido é como antiácido estomacal. Ele tem o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico.

Aplicações do Bicarbonato de Sódio nas indústrias

Outras utilizações desse composto: reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina; em curtumes; no tratamento de lã e da seda; na nutrição de animais; na cerâmica; para preservação da manteiga e de madeiras; é um dos componentes dos talcos desodorantes. Esse sal é utilizado também na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) e uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), em compartilhamentos separados.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.