Conheça o Ácido Cítrico

acido-citrico

Características do Ácido Cítrico

O ácido cítrico é um ácido orgânico encontrado nos citrinos, muito utilizado como conservante natural graças ao seu poder antioxidante. Também conhecido como acidulante INS 330, o ácido cítrico tem sabor ácido e refrescante quando usado para preparar alimentos e bebidas, e é encontrado em frutas cítricas tal como limão e laranja. Hoje em dia, a maior parte do ácido cítrico comercializado em todo o mundo é originada pela fermentação, e somente a minoria é extraída das frutas.

Em temperatura ambiente, o ácido cítrico tem a aparência de um pó branco. Este elemento químico pode existir na forma de monohidrato (cristaliza-se em água fria) ou anidro (cristaliza-se em água quente). O ácido cítrico monohidrato pode ser transformado em anidro aquecendo o produto a mais de 74 °C. Assim como outros ácidos carboxílicos, o ácido cítrico se decompõe em dióxido de carbono e água quando aquecido acima de 175 °C.

Aplicações e Usos do Ácido Cítrico

O ácido cítrico é um elemento químico muito importante para a indústria de líquidos e alimentos, sendo que 70% da sua produção são destinadas para esse fim. Os outros 30% são destinados para a indústria farmacêutica (12%) e outras indústrias (18%).

O ácido cítrico apresenta propriedades antioxidantes, acidulantes, flavorizantes, sequestrantes e reguladora de acidez. Por estas razões, na indústria de alimentos e bebidas, o ácido cítrico:

•Atua como estabilizante nos laticínios;

•Auxilia na manutenção do pH ideal na produção de doces;

•Realça o sabor dos refrigerantes;

•Impede que os íons metálicos modifiquem a cor de líquidos (tal como o ferro, um dos maiores responsáveis pelas turvações);

•Age como conservante, prevenindo a proliferação de microorganismos;

•Combate o surgimento de manchas, cheiros e sabores desagradáveis em peixes e frutos do mar.

No caso da indústria farmacêutica, o ácido cítrico é utilizado na produção de medicamentos anticoagulantes e efervescentes.

Ele ainda pode ser utilizado como produto de limpeza ecológico.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

PRODUTO ÁCIDO CÍTRICO ANIDRO