Hidróxido de sódio na indústria de papel e petróleo

hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio é a principal base utilizada na indústria química. Cerca de 56% deste elemento é utilizado na indústria química. 25% do mesmo total utilizados apenas pela indústria do papel. Os produtos químicos desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento dos mais diversos setores da sociedade. Eles contribuem para o desenvolvimento do país. No Brasil, 2 setores se destacam bastante pelo forte desempenho econômico: petróleo e energia, e papel.

Aplicações do hidróxido de sódio

Na indústria de papel, é utilizado principalmente no processo de branqueamento e no processo de remoção de tinta de resíduos de papel, além de auxiliar também o tratamento da água.

Na indústria de óleo e energia, é usado em várias situações em que é necessário aumentar a alcalinidade de uma mistura. Pode ser usado também para neutralizar os ácidos. Por exemplo, o hidróxido de sódio é usado como um aditivo na lama de perfuração para aumentar a alcalinidade em sistemas de lama de bentonita e para neutralizar os gases ácidos (tais como sulfureto de hidrogênio e dióxido de carbono), que podem ser encontrados na formação geológica conforme a perfuração progride.

Na mesma indústria, o óleo cru de baixa qualidade pode ser tratado com hidróxido de sódio para remover impurezas sulfurosas. Esse processo é conhecido como lavagem cáustica. Tal como referido acima, o hidróxido de sódio reage com ácidos fracos resultando em sais de sódio não voláteis que podem ser removidos.

As aplicações para o hidróxido de sódio são inúmeras. Você sabia que ele é utilizado na famosa aspirina?

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.