Hipoclorito de Sódio 10/12%

Hipoclorito2

O Hipoclorito de Sódio 10/12% é um composto químico de fórmula NaClO, também conhecido como água sanitária ou água de javelle, encontrado normalmente sob a forma líquida, de cor levemente amarela-esverdeada, odor picante, solúvel em água, não-inflamável, fotossensível, corrosivo a metais, de fácil oxidação e decomposição, libera gases tóxicos quando em contato com ácidos, obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de hidróxido de sódio.

O hipoclorito de sódio tem propriedades germicidas, sendo muito indicado para esterilização de ambientes domésticos como banheiros e cozinhas. Outra característica importante do hipoclorito de sódio é a ação alvejante.

Em geral, o uso do hipoclorito de sódio é bastante vantajoso, por seu baixo custo, baixo teor de toxidez, ação rápida, fácil de ser preparado e ministrado, age contra uma gama de microrganismos e não deixa resíduos tóxicos.

Aplicações do Hipoclorito de Sódio

  • Tratamento e purificação da água;
  • Desinfecção de legumes, verduras e frutas;
  • Produção de desinfetantes industriais;
  • Tratamento de piscinas para desinfecção da água;
  • Composição de pesticidas convencionais;
  • Como agente de esterilização nas indústrias de bebidas como cerveja, vinho e refrigerantes à base de cola;
  • Clareamento de tecidos, pisos e azulejos brancos;
  • Tratamentos dentários como solução irrigante;
  • Lavanderias;
  • Branqueamento no processo de papel e celulose;
  • Desinfetantes, sanitizantes e fungicidas.

Cuidados com o Hipoclorito de Sódio

Por ser um forte oxidante, deve ser manuseado cuidadosamente, o hipoclorito de sódio é muito corrosivo e não o hipoclorito como os subprodutos de sua oxidação podem ocasionar queimaduras na pele e nos olhos. A reação de hipoclorito de sódio com compostos orgânicos é violenta e origina substâncias tóxicas e até cancerígenas. Misturas de hipoclorito com urina, devem ser evitadas, pois areação desse composto com a amônia origina a cloramina, substância tóxica ao organismo.

Acidentes envolvendo hipoclorito de sódio podem trazer efeitos nocivos à saúde. Se inalado, pode causar irritações no aparelho respiratório, provocando tosse e dispneia. Se ingerido, provoca vômitos sanguinolentos, náuseas e diarreias, ulcerações no esôfago e estômago, e altas concentrações de sódio no corpo podem levar à desidratação. O contato com pele e olhos causa irritação, que perduram por mais de 24 horas. Nesses casos, o mais correto a fazer é procurar orientação médica imediatamente.

O Hipoclorito de Sódio 10/12% é um produto não inflamável, em altas temperaturas, pode decompor-se liberando ácido clorídrico e cloreto de hidrogênio (gás). O hipoclorito de sódio libera cloro gasoso quando entra em contato com algum tipo de ácido ou solução ácida. Decompõe-se em contato com metais e luz solar direta.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.