Rua Paschoal Zimbardi, 307 - Cumbica – Guarulhos/SP

Nitrito de Sódio Técnico

nitrito-de-sodio

O Nitrito de Sódio Técnico é um sal inorgânico com fórmula NaNO2. É um sal cristalino, de partículas finas e de cor ligeiramente amarelada. É muito solúvel em água e é higroscópico. O nitrito de sódio também é lentamente oxidado pelo oxigênio do ar a nitrato de sódio, NaNO3, o que causa sua cor amarela, por liberação de dióxido de azoto (NO2).

Aplicações do Nitrito de Sódio

É usado como um fixador de cor e conservante em carne e peixes.

Em tinturaria e estamparia têxtil, o nitrito de sódio é utilizado para a diazotação, para a oxidação de tinturas e estampagens; como corante de tina leuco, para a proteção contra a superredução em tinturaria e estampagem com determinados corantes tina e para a oxidação acelerada de corantes tina dificilmente reoxidáveis.

Na indústria metalúrgica, como acelerador na fosfatação; para a preparação de banhos escurecidos de aço; para descascamento de aços e ferro fundido; como aditivo e decapantes alcalinos para alumínio e ligas de alumínio; e para banhos para a limpeza neutra e banhos de inativação.

Na indústria de construção é usado como carga de preparação do concreto armado com propriedades especiais.

Como anticorrosivo para ferro e aço: em sistemas de circulação de água para refrigeração, em óleos de corte e para taladrar, em líquidos hidráulicos, em lubrificantes e na indústria petrolífera.

Na indústria químico-técnica, para a fabricação de agentes anticorrosivos sólidos e líquidos assim como de papéis anticorrosivos; na fabricação de pinturas plásticas; como adicionante em fritas esmaltadas e para a fabricação de produtos que impedem a corrosão de depósitos de armazenagem de óleo combustível.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

PRODUTO DE SÓDIO TÉCNICO