Potassa Cáustica

potassa cáustica

A Potassa cáustica, ou hidróxido de potássio (KOH), é uma base forte que existe na forma de um sólido branco cristalino, de coloração branca opaca ou transparente. É extremamente perigosa, em virtude de ser tóxica e corrosiva.

Reage violentamente e exotermicamente com água e com ácidos, produzindo um vapor sufocante. O hidróxido de potássio é comercializado sob forma sólida. É vendido comumente em escamas podendo às vezes estar na forma de flocos e granulados ou soluções a 50%. É utilizado como matéria prima na indústria saboeira, além de diversas outras finalidades.

O KOH é uma base muito utilizada na indústria, em vários segmentos que vão desde matérias primas farmacêuticas a fertilizantes, em virtude de ser uma base de custo baixo e conferir ótimas propriedades aos produtos com ele formulados.

Principais usos da Potassa Cáustica

  • A fabricação de sabões e detergentes, entre outros produtos de limpeza. O KOH é usado na fabricação de sabões moles e transparentes. Ele oferece maior consistência e menos rigidez aos sabões, aumentando assim sua solubilidade.
  • Na indústria cosmética é utilizada principalmente na fabricação de sabonetes em virtude de ser menos agressivo à pele do que os sabões de sódio.
  • A potassa cáustica é usada na pesquisa sob a forma de reagente PA. Isso ocorre tanto em titulações ácido base quanto em sínteses orgânicas e inorgânicas.
  • Na fabricação de fertilizantes, em virtude do potássio ser indispensável para o crescimento das plantas. É comumente comercializado na forma de nitratos, nitritos, sulfatos e fosfatos de potássio todos obtidos pelas reações de neutralização com os respectivos ácidos.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.