Soda Cáustica em Pérolas

soda pérolas

Muito se conhece sobre as propriedades e aplicações da soda cáustica em todos os tipos de indústrias, como na fabricação de fertilizantes, processos químicos e aplicações industriais, sanitização no mercado alimentício e cosméticos, e também na utilização em sínteses e sanitização farmacêutica. No entanto, pouco é divulgado sobre as diferenças entre a soda escamas e a soda pérola. Isso, pois, na realidade trata-se da mesma substância, porém disposta de formatos diferentes,  podendo também serem utilizadas para a mesma finalidade.

Então por que existe um mesmo produto disposto de formas diferentes e com preços diferentes se foram fabricadas na mesma fábrica? O que diferencia a soda pérola, e que também a torna (praticamente sempre) mais cara, são algumas de suas vantagens em relação à soda escamas. Outro fator é que ela exige um processo unitário a mais na fabricação, uma vez que é necessário fundir a soda escamas e depois solidificá-la por meio do spray-dry no formato esférico mais perfeito possível.

Entre suas propriedades podemos citar: por ser esférica ela tem uma superfície de contato menor, oferecendo uma excelente resistência à quebra (ou seja, evita aglomeração/empacotamento – o que chamamos de “caking”), reduzindo também a absorção de água da umidade atmosférica. O seu formato também aumenta a densidade do saco, diminuindo muito o espaço de estocagem já que há menos espaços vazios entre as esferas em reação à soda escamas. A soda pérolas elimina a formação de poeira e partículas pequenas, melhorando a ergonomia laboral, e dilui também com muito mais facilidade e rapidez de modo a agilizar processos. Ela facilita a homogeneização em processos secos devido ao seu fácil escoamento (free-flow). Outra característica da soda pérolas é que ela também aumenta o rendimento de reação de processos farmacêuticos, produção de óleo e derivados e até mesmo da fabricação de sabão e outros produtos graças à sua fluidez e homogeneidade maior, se comparada à soda escamas.

A soda pérolas é largamente utilizada na indústria de madeira, celulose e tecidos devido a essa maior penetrabilidade e facilidade de trabalho; é utilizada no enriquecimento de bauxita para produção de alumínio; utilizada também para limpeza de drenos e encanamentos industriais, tratamento de alguns gases, fabricação de vidros especiais, refratários, e algumas outras aplicações específicas que exigem seu formato para facilitar ou até mesmo viabilizar uma reação.

A Gotaquímica comercializa este item.
Confira:

FIQUE LIGADO

Inscreva-se para ficar atualizado sobre os produtos da Gotaquímica
e as novidades que chegam no mercado.